A prefeitura de Itapema presta justa homenagem ao fundador da J.A. Russi, João Amadeu Russi, inaugurando o monumento ‘O Caminhante’. A obra assinada pelo artista plástico Guido Heuer, exibe a escultura que reproduz um momento marcante e muito icônico na vida desse grande empresário: ele chegando de uma de suas inúmeras viagens pelo mundo.
Amadeu Russi foi incansável na busca pelo conhecimento, de referências urbanas para dar a Itapema esse ar cosmopolita, de desenvolvimento, por meio de empreendimentos imobiliários inovadores.
Na obra de arte feita em aço corten, o empresário caminha entre as praias de Itapema, representadas por colunas. O monumento fica localizado no Parque Linear João Amadeu Russi, no calçadão da praia do centro, entregue à comunidade em 07/08/2020.
Como construtor, Amadeu Russi revolucionou o mercado imobiliário do litoral catarinense, mudando o conceito da construção civil com seu pioneirismo. Conheça um pouco mais sobre o grande homem por trás do monumento.
Nascido em Camboriú/SC, em 21 de outubro de 1958, caçula dos 11 filhos de Carlos Russi e Maria Graciola, descendentes de italianos que trabalhavam com olaria e arrozeira.
Na juventude, ele trabalhou como entregador de frango para o frigorífico dos irmãos. Casou-se com Roserina Vieira, juntos o casal partiu rumo a Rondônia em busca de melhores condições de vida.
Após 5 anos no norte do país, voltou para Santa Catarina e escolheu Itapema como lar.
No ramo da construção civil, começou com seus irmãos, mas já no ano de 1989 fundou sua própria empresa. Com isso, pode começar a colocar em prática os sonhos e ideias que coletava em suas vivências e viagens. Teve duas filhas, Suzana e Joana, que cresceram em meio aos negócios e se prepararam para hoje atuarem na direção da empresa.
Muito mais do que um homem de negócios, como pessoa, o Seu Amadeu, como era mais conhecido por todos, era empenhado em ajudar causas sociais, como a construção de igrejas (Estaleiro, Meia Praia, Jardim Praiamar) e a associação Maria Russi para acolhimento de crianças. Além disso, era famoso por suas gargalhadas e por seu espírito inovador e entusiasta.
Foram quase três décadas dedicadas à construção civil, entre feiras de verão, construção do primeiro condomínio residencial resort da região, presidindo o SINDUSCON e fundando uma empresa sólida, pela qual já passaram quase 2 mil colaboradores. Assim, João Amadeu Russi se tornou uma figura emblemática da expansão do mercado imobiliário de Itapema e região.
A Construtora e Incorporadora J. A. Russi se orgulha em ter como fundador um homem tão honrado e admirado por todos!